Imagem capa - Demoiselles: as damas de honra adultas por History Produtora

Demoiselles: as damas de honra adultas

Você sabia que as damas de honra não precisam ser necessariamente garotinhas? As chamadas “demoiselles” são as damas adultas que acompanham a noiva em seu grande dia seguindo uma tradição da idade média.


Em países como os Estados Unidos, França, Itália e outros é muito comum as noivas optaram por ter a companhia de suas irmãs, primas ou amigas durante a cerimônia e festa de casamento, porém elas não participam desse grande dia como madrinhas (como é comum no Brasil) e sim como “demoiselles”.

Esse termo “demoiselle” é francês e ao pé da letra ele significa “moça” ou “donzela adulta” que no contexto do casamento passa a ser um termo usado para representar a moça que acompanhará a noiva na trajetória do seu casamento, o que em tese é uma tarefa feita pela tradicional dama de honra.

Logo, as demoiselles são damas de honra adultas que acompanham a noiva em seu grande dia para garantir que ela tenha boas experiências – seja ao segurar o buquê, arrumar o véu e assim em diante.

Quer saber mais detalhes sobre a história por trás da tradição das demoiselles?

Confira no texto.




Qual a tradição por trás das Demoiselles?

O conceito de demoiselle surgiu na Idade Média quando as noivas tinham como crença o fato de que a presença de outras mulheres vestidas de forma semelhante a elas em seu cortejo até o altar poderia confundir os "maus espíritos" e com isso afastariam a inveja, mau-olhado e outras energias ruins.

Essa tradição ainda é seguida em muitos países da Europa, porém não apenas pela intenção de afastar as energias negativas dos maus espíritos, mas pelo o que a demoiselle representa para a noiva permitindo a ela compartilhar um dos momentos mais especiais de sua vida ao lado de quem ama.

Vale ressaltar que também existe outra lenda por trás das demoiselles em um casamento. Antigamente acreditava-se que quanto mais demoiselles ao lado da noiva, maior era a riqueza do casal e o seu status social. Nesse caso, poderiam existir casais de padrinhos e madrinhas na cerimônia junto de diversas demoiselles auxiliando a noiva na hora de segurar o buquê, ajustar o vestido e entre outros.




O que as Demoiselles representam hoje em dia nos Casamentos?

Ao menos no Brasil essas tradições por trás da escolha de ter demoiselles no casamento não são seguidas à risca ou “levadas tão à sério”, pois muitas noivas não acreditam nessa possibilidade, por isso a escolha de ter damas de honra adultas no casamento é um ato simbólico de amor e amizade.

Em alguns casamentos as demoiselles são escolhidas como uma alternativa à escolha da madrinha, pois ocorre que algumas noivas preferem ter um número reduzido de madrinhas e padrinhos, mas para não deixar de “lado” alguma amiga, irmã ou prima prefere tê-la ao seu lado como dama de honra.

Com isso, a demoiselle passa a ser a “donzela de confiança da noiva” ou inclusive aquela que irá ajudar em toda a trajetória do casamento desde as provas do vestido e organização dos eventos pré-casório até o dia do casamento auxiliando na sua vestimenta para a cerimônia, além de ajudar a segurar o buquê de flores, organizar o véu e vestido, carregar as alianças e assim em diante.

É claro que a função da demoiselle no casamento vai depender de fatores como a liberdade que a noiva dará a ela para organizar algumas funções e a disponibilidade da dama de honra para solucionar as questões que lhe forem atribuídas, mas de forma geral o objetivo é que a demoiselle sirva de apoio à noiva, basicamente um braço direito diante de toda a confusão e ansiedade do grande dia.




A entrada das Demoiselles na Cerimônia de Casamento

Outra dúvida comum em relação a demoiselle é quanto a sua entrada na cerimônia de casamento, pois assim como os padrinhos e madrinhas ela também tem um destaque durante esse processo.

Tecnicamente as damas de honra podem entrar na cerimônia tanto antes da noiva, como após a sua entrada e isso depende de qual a função principal lhe foi atribuída. Por exemplo, em alguns casamentos a demoiselle tem como função anunciar a entrada da noiva jogando flores pelo caminho da cerimônia e em outros ela carrega as alianças e outros detalhes importantes do casamento.

Nesse caso, quem irá decidir a entrada da demoiselle no casamento é o próprio casal, mas independente da escolha é provável dizer que o efeito em ter damas de honra adultas no grande dia é incrível deixando o casamento mais emocionante, além de foto vídeo casamento incríveis e memoráveis.




A vestimenta das Demoiselles para o Grande dia

Ao seguir a tradição relacionada às demoiselles em um casamento é possível dizer que o traje ideal das damas de honra adultas são vestidos longos de estilo moderno ou clássico que possuam a cor semelhante ao da noiva – para seguir a ideia antiga de “afastar os maus-espíritos da noiva”.

Porém, vale ressaltar que isso não é uma regra, por isso a escolha do traje das demoiselles depende do gosto pessoal da noiva e do que o casal espera esteticamente para sua cerimônia de casamento.

Na fotografia e filmagem de casamento, por exemplo, é incrível quando os trajes da noiva, demoiselles e madrinhas se conectam entre si criando toda uma história por trás da cerimônia, por isso pode ser interessante criar conexões com a modelagem dos vestidos ou inclusive com tons semelhantes.

De qualquer forma, seja qual for o estilo de vestido e cor escolhido para as demoiselles, é importante que a noiva atribua às suas damas de honra a tarefa de carregar buquês que complementam a identidade da cerimônia e que podem ser na mesma coloração do vestido.




Dicas para escolher as Demoiselles do seu Casamento 

Por mais que a tradição da demoiselle indique ser algo interessante de se ter em seu grande dia, é importante que essa escolha seja feita de coração representando algo especial a você e seu noivo.

Nesse caso, se realmente deseja ter damas de honra adultas em seu casamento faça essa escolha de forma criteriosa certificando de que as mulheres escolhidas sejam especiais para você e que farão o possível e impossível para tornar a experiência do seu grande dia em algo inesquecível para vocês.

Essa escolha deve ser feita com calma e sabedoria, priorizando pessoas que sejam próximas e que tenham intimidade com o casal. Afinal de contas, a pessoa escolhida pode ter a função de levar as alianças do casal na cerimônia – caso essa seja a função estabelecida à demoiselle.

Para ajudá-la nessa tarefa, separamos algumas dicas para observar com atenção as opções que possui à sua volta. Confira:




  •       • Não faça essa escolha por impulso, certifique-se de escolher uma demoiselle que realmente tenha conexão com você e que faça questão de estar ao seu lado neste momento especial;

  •       • Não exagere na quantidade das demoiselles, por mais que no passado a quantidade representasse status social, hoje em dia não é de bom grado exagerar nessa questão;

  •       • Certifique-se de escolher demoiselles não apenas por não poder “colocá-la como madrinha”, mas porque realmente a deseja como dama de honra em seu casamento;

  •       • Escolhas mulheres que realmente sejam próximas a você e ao seu noivo, sejam irmãs, primas ou melhores amigas, o importante é que exista uma proximidade e conexão entre vocês;

  •       • Entenda que a demoiselle terá um papel crucial na cerimônia e fará parte de todas as lembranças do grande dia. Portanto, escolha alguém que viva essa emoção intensamente.


A escolha da sua demoiselle precisa ser feita de coração e não apenas com o objetivo de preencher uma lacuna em sua cerimônia – se for por esse motivo o ideal é não ter uma dama de honra tendo em vista que essa função realmente é algo importante em seu grande dia e precisa significar algo à você.

Faça dessa escolha um momento especial tendo ao seu lado mulheres que representam algo em sua vida e crie memórias inesquecíveis ao lado delas que podem ser registradas eternamente pelo fotógrafo de casamento. Permita que esses momentos sejam especiais e no futuro poderá admirar as foto filmagem casamento com a certeza de que teve pessoas incríveis ao seu lado neste grande dia.




Agora nos conte, você já conhecia essa tradição sobre as Demoiselles? Pretende ter damas de honra adultas ao seu lado em seu grande dia? Compartilhe a sua resposta nos comentários e não deixe de compartilhar esse post com as suas amigas noivas que estão organizando o casamento.


Agende uma reunião com a nossa equipe

Aqui na History Produtora nós contamos com uma equipe composta por diversos cinegrafistas e fotógrafo de casamento SP dispostos a entregar materiais que esbanjam amor e beleza.

Somos especialistas em diferentes estilos de vídeos e fotografia para casamento, inclusive trabalhamos com materiais de última geração que registram cada momento do seu grande dia de forma especial como os drones e a cobertura com realidade aumentada (AR).

Agende uma reunião com a nossa equipe e saiba mais detalhes sobre o nosso trabalho.