Imagem capa - Trajes para casamento: qual é ideal para cada tipo de cerimônia? por History Produtora

Trajes para casamento: qual é ideal para cada tipo de cerimônia?

A escolha dos trajes para casamento costuma gerar muitas dúvidas nas pessoas, mas acontece que para cada tipo de festa existe uma espécie de código de vestimenta considerado adequado para a ocasião.


A definição dos trajes para casamento é um processo que deve considerar diferentes detalhes do grande dia como o tipo de cerimônia, o horário em que será realizada e até mesmo a foto vídeo casamento – considerando a possibilidade de ter fotos com visuais agradáveis.

Além desses detalhes também tem a questão da preferência dos noivos, pois alguns casais podem preferir reunir os seus convidados em trajes mais esportivos, enquanto outros preferem um casamento mais clássico que exige uma vestimenta elegante com vestidos longos e ternos.

Definitivamente essa escolha é feita a partir desses dois critérios, mas para não errar no dress code é essencial conhecer quais são os estilos de roupa adequados para cada tipo de cerimônia.

Confira mais detalhes no texto.




A escolha dos Trajes para Casamento 

Não é apenas a decoração do casamento que precisa seguir detalhes como o tipo, horário e cenário em que a cerimônia e festa irão acontecer, mas também a vestimenta. Isso é, a roupa em que os noivos, padrinhos, madrinhas e o restante dos convidados devem usar no grande dia.

O nome dado a essa definição de trajes é “dress code”, que no português seria o “código de vestimenta” e serve para adaptar as roupas das pessoas com a ocasião e o local que frequentam, além do fato de evitar a reunião de inúmeras pessoas com roupas de estilos diferentes deixando o ambiente pesado e com aspecto bagunçado – o que foge completamente da ideia de uma cerimônia.

Em um casamento o dress code pode ser esportivo, social, black-tie, passeio e muitos outros, mas não basta escolher qualquer estilo apenas para ter essa tarefa como concluída. Pelo contrário, é necessário fazer essa escolha com atenção e cuidado para evitar que os trajes não se destoam do casamento.

O ideal é criar uma harmonia entre a decoração, o estilo da cerimônia e festa de casamento com os convidados, noivos, padrinhos e madrinhas, mas para isso é preciso que a vestimenta esteja de acordo com todos os elementos que compõem a cerimônia e festa de casamento.

É preciso se atentar a esses detalhes para não escolher um dress code inapropriado. Portanto, pode ser interessante contar com algumas dicas de definição dos trajes para casamento, como:


  •     • Escolha um dress code que seja apropriado a data e horário do casamento;

  •     • Pesquisem os estilos e identifiquem aqueles que mais os agradam esteticamente;

  •     • Cuidado com o local, é importante que o dress code esteja a altura do cenário do casamento;

  •     • Procure um dress code que fique em sintonia com os elementos da cerimônia e festa;

  •     • Se o casamento for temático é importante que o dress code siga a mesma linha;

  •     • Pense nos efeitos que gostaria que a vestimenta tivesse na foto e filmagem de casamento;




Os tipos de Trajes para Casamento 

Os trajes para casamento costumam seguir um dress code, conforme citado anteriormente, e tecnicamente existem algumas opções que já são comuns em cerimônias e festas, mas vale ressaltar que você e o seu noivo não precisam necessariamente se prender a esses estilos ou tipos.

Sendo assim, os tipos de trajes para casamentos mais comuns, são:


  •       Traje Esporte

O traje esporte é caracterizado por um estilo mais casual, informal e de fato, simples. Comparado com os outros estilos ele é o mais despojado e permite que os convidados tenham uma liberdade maior na hora de escolher a sua vestimenta, não precisando de vestidos longos, ternos e roupas formais.

Mas, o fato de ser esporte e despojado não significa que os convidados possam aparecer no casamento com bermuda, regata e roupas que lembram a prática de esportes no dia a dia. Pelo contrário, a proposta é usar roupas simples que deixam as pessoas confortáveis e arrumadas.

Para as mulheres, por exemplo, o traje esporte pode ser replicado ao usar peças em alfaiataria, vestidos com comprimento midi ou curto, estampas discretas e sapatos baixos como as sapatilhas.

Já no caso dos homens, o traje esportivo consiste em calças de sarja, camisas de linho, sapato social e até mesmo pulôver. O ideal é que a produção tenha uma aparência despojada, mas arrumada.

Este traje pode ser muito interessante aos casamentos diurnos que são realizados em locais abertos que pedem uma certa informalidade como é o caso dos casamentos na praia ou campo deixando o visual ainda mais deslumbrante e que se reflete na beleza dos registros do fotógrafo de casamento.




  •       Traje Esporte Fino ou Passeio e Tênue de Ville

Não confunda o traje esporte fino com o esporte. Por mais que ambos tenham o “esporte” no nome, eles são bem diferentes e parte disso ocorre justamente pela “seriedade” de cada vestimenta.

No esporte fino o requinte é solicitado. Ou seja, você pode se vestir de forma despojada, mas é preciso fazer isso de uma forma mais elegante apostando em roupas de cortes mais delicados e tecidos nobres para garantir que a estética da vestimenta se adeque a beleza e seriedade dos ambientes.

No caso das mulheres, por exemplo, o traje esporte fino vai variar com o horário do casamento, pois eventos diurnos podem ser celebrados com túnicas, pantalonas e tailleur, mas para eventos noturnos o ideal é aposta em vestidos de tons mais neutros com comprimento que vai do midi ao longo.

Já para os homens a ideia pode ser basicamente a mesma do traje esporte, exceto pelo requinte dos tecidos das roupas usadas e pela possibilidade de optar pelo uso do blazer com ou sem gravata – é importante ressaltar que em eventos noturnos a gravata passa a ser de uso interessante.

Vale ressaltar que os trajes para casamento de estilo esporte fino podem ser interessantes em cerimônias menos formais que normalmente ocorram ao ar livre, na praia ou no campo. Também pode apostar nesse tipo de traje em casamentos realizados no final da tarde e começo da noite.




  •       Traje Social ou Passeio Completo

Nesse tipo de traje para casamento a sofisticação, requinte e formalidade completa são esperados.

Normalmente é o traje mais usado nas cerimônias e festas de casamento, mas é preciso entender que a sua escolha deve estar à altura do casamento e vice-versa, por isso o escolha se tiver uma decoração mais requintada e com elementos que sugerem formalidade entre os convidados.

Para o traje social é normal as mulheres optarem por vestidos preferencialmente longos e com tecidos que sejam mais nobres como, por exemplo, organza, seda, renda, lurex, musseline e chiffon. Se o casamento for à tarde o comprimento pode ser um pouco mais curto como o midi, mas entenda que o normal é o longo devido a seriedade e elegância que ele transmite na vestimenta.

Já no caso dos homens não há erro, pois o ideal passa a ser o terno escuro com camisa social e gravata. Quanto aos sapatos é preferível o uso de opções escuras. Vale ressaltar que se o casamento for à tarde é possível optar por peças mais claras, tanto no terno quanto nos sapatos.




  •       Traje Black-tie ou Rigor e Tênue de Soirée

O traje black-tie é o mais elegante entre as opções de vestimenta usadas em casamentos.

Essa opção é conhecida popularmente entre as pessoas como traje de gala, ideal para as cerimônias e festas de casamento que possuem um determinado requinte, deslumbre e sofisticação.

Ele é basicamente um traje chique, elegante e, por isso, são ideais aos casamentos celebrados com decoração luxuosa, tradicional ou clássica e que são realizados no período noturno.

Para as mulheres o traje black-tie pode ser explorado através de vestidos obrigatoriamente de comprimento longo que tenham tecido nobre e sofisticado. É possível optar por opções que tenham muito brilho, mas que preferencialmente sejam cristais, pedrarias elegantes e inclusive rendas.

Neste traje também é interessante que as mulheres apostem em joias, bolsas no formato carteira e sapatos finos como sandálias, peep toe ou outras opções de salto fino, quadrado e assim em diante.

Já no caso dos homens o traje ideal é o smoking junto da camisa branca, colete ou faixa, gravata borboleta e sapato social preto. Vale ressaltar que o smoking deve ser preferencialmente preto e no caso dos sapatos é possível optar por opções com ou sem verniz dando acabamento a produção.


Essas opções de trajes para casamento podem ser exploradas de diversas formas pelos noivos e o interessante é que ao criar um padrão de vestimenta é possível criar um visual harmônico e agradável para toda a cerimônia e festa que, inclusive, se reflete positivamente na foto filmagem casamento.

Agora nos conte, vocês já têm alguma ideia de qual será o traje do seu casamento? Comente.




Agende uma reunião com a nossa equipe

Aqui na History Produtora nós contamos com uma equipe composta por diversos cinegrafistas e fotógrafo de casamento SP dispostos a entregar materiais que esbanjam amor e beleza.

Somos especialistas em diferentes estilos de vídeos e fotografia para casamento, inclusive trabalhamos com materiais de última geração que registram cada momento do seu grande dia de forma especial como os drones e a cobertura com realidade aumentada (AR).

Agende uma reunião com a nossa equipe e saiba mais detalhes sobre o nosso trabalho.