31/08/2021 às 13:25

Casar na Chuva: e se chover no seu Casamento?

525
7min de leitura

Casar na chuva não faz parte dos planos dos casais quanto a realização de um casamento dos sonhos, mas infelizmente existe o risco de isso acontecer exigindo que o casal supere o imprevisto com criatividade.

É certo dizer que nenhuma noiva sonha em se casar na chuva, mas infelizmente todas correm o risco de isso acontecer. Afinal de contas, o clima não é algo controlado pelos seres humanos.

A chuva pode acontecer sem aviso prévio por isso a melhor forma de lidar com essa possibilidade no dia do casamento é a encarando como uma bênção ao casal ou inclusive uma oportunidade de fazer foto vídeo casamento personalizada e amenizar a temperatura elevada.

Na verdade, existem diversas maneiras de lidar com essa possibilidade e em todas elas é necessário manter a calma e considerar que o seu dia será perfeito independente do clima.

Confira mais detalhes no texto sobre o que fazer caso chover no seu casamento.

Casar na chuva é um risco que todos os casais sofrem

Ao planejar o casamento dos sonhos é natural que os noivos imaginem um dia perfeito, com temperatura amena e, em alguns casos, a possibilidade de curtir o seu casamento ao ar livre sem qualquer interrupção, porém nem sempre o clima colabora e pode acontecer de chover.

Se isso acontecer você e o seu noivo podem ter duas opções: se desesperar e não curtir absolutamente nada do casamento por achar que a chuva arruinou o grande dia ou encarar a chuva como uma bênção usufruindo dos efeitos que ela proporciona para todo o cenário.

Obviamente que a segunda opção é a mais interessante, pois vocês vão viver esse momento apenas uma vez a não ser que estejam dispostos a cancelar o casamento por conta da chuva – o que dificilmente vocês vão fazer. Além disso, casar na chuva tem seus benefícios:

 • A chuva aproxima as pessoas;  

• Os ambientes ficam mais aconchegantes e românticos;  

• As flores ficam mais resistentes em dias chuvosos;  

• A temperatura dos ambientes fica mais amena;  

• A chuva pode render boas histórias ao casamento;  

• A chuva é considerada sinal de “boa sorte” para os noivos; 

 • As fotos feitas na chuva ficam muito mais lúdicas e inclusive românticas.

Os benefícios são diversos, mas para tê-los em seu casamento é importante que você e os fornecedores contratados estejam preparados para a lidar com as mudanças. Nesse caso, a melhor opção para evitar o caos, o desespero e o estresse é ter um plano B definido.

O plano B para Casar na Chuva

É preciso entender que os imprevistos acontecem a todo o momento e independente do evento ser feito em locais abertos ou fechados existe o risco de a chuva atrapalhar alguns planos.

Se isso acontecer é preciso trabalhar com outras possibilidades para que o grande dia não seja arruinado e para que não tenham prejuízos por contratar serviços que não serão realizados.

Logo, uma das maiores dicas que podemos dar nesse tipo de situação é pensar nessa possibilidade de chover no seu casamento antes mesmo que isso aconteça. Ou seja, comece a planejar a cerimônia e festa dos sonhos considerando todas as possibilidades – e climas.

É preciso trabalhar com um plano B em qualquer situação, no entanto, é ainda mais importante contar com essa possibilidade se o casamento for realizado em um ambiente aberto, pois as chances da cerimônia e festa se prejudicada é ainda maior nesses casos.

Portanto, para ter um plano B a sua disposição será necessário:

1. Escolha um local para o Casamento que também tenha um salão fechado

Pretende realizar o casamento à céu aberto? Tudo bem, mas para evitar que a chuva atrapalhe os seus planos pode ser interessante realizar a cerimônia e/ou festa em um local que possua tanto um espaço para realizar o evento em ambiente aberto como também no espaço fechado.

Contar com duas opções é o ideal para evitar imprevistos por isso é necessário conversar com os responsáveis pelo local para que vocês consigam deixar alinhada essa possibilidade de mudança do evento. Aliás, se certifique de combinar valores e qualquer detalhe relevante.

Outro detalhe importante é trabalhar a possibilidade de mudança do local em vocês para que não se sintam frustrados ao ponto de atrapalhar a curtição da cerimônia e festa de casamento.

2. Contrate fornecedores de tenda ou toldo para o Casamento

Outra possibilidade para lidar com a chuva no casamento é o uso de tendas ou toldos sobre o local em que a cerimônia e/ou festa irá acontecer, pois isso de fato irá proteger o ambiente, mas sem fazê-lo perder o encanto, romantismo e beleza de um evento em local aberto.

O interessante da tenda ou toldo é justamente o fato de ela proteger sem fazer com que o evento pareça fechado. Além disso, ambas as opções podem ser instaladas independente de chover ou não, pois são estruturas que também ajudam a proteger do sol em excesso.

Aliás, vale destacar que com atenda ou toldo existirá mais possibilidade de decoração podendo incluir arranjos de teto sobre as estruturas para tornar o evento mais intimista e romântico como também melhorar a iluminação com fios de LED, lustres e dentre outras opções interessantes.

3. Ofereça guarda-chuvas e capas para os convidados

É importante que o plano B conte com diversas possibilidades inclusive a oferta de guarda-chuvas e capas para os convidados – no caso da chuva for leve, sem raios e trovões.

As capas e guarda-chuvas podem até servir como elemento decorativo do casamento. Aliás, a dica é tentar combinar todos eles com os outros itens de decoração usados no cenário.

Em alguns casamentos em que choveu os convidados receberam guarda-chuvas transparentes que mudou a perspectiva do local deixando-o mais descontraído, porém sem perder o lado romântico, especial e único da cerimônia e/ou festa de casamento.

4. Verifique se o local do Casamento possui gerador

Um detalhe muito importante sobre casar na chuva é a possibilidade de o local sofrer uma queda de energia e isso pode atrapalhar completamente o desenvolvimento do casamento por isso é preciso verificar se o local em que a cerimônia e festa irão acontecer possui um gerador.

No caso, o gerador vai evitar que os serviços sejam interrompidos mantendo o funcionamento da energia e de outros elementos necessários para um casamento perfeito como a música, itens usados pelo buffet e dentre outros equipamentos que funcionam com a energia elétrica.

Verifique se o local do casamento possui um gerador e caso não tenha é importante combinar com os seus fornecedores a possibilidade de contratar um equipamento se for necessário.

5. Mantenha a calma e não foque no tempo 

O plano B também precisa contar com técnicas de calma e tranquilidade para o casal, pois assim é possível aliviar a sua tensão causada pela incerteza que a chuva pode gerar.

Conforme falamos antes o clima é algo imprevisível e colocar as suas expectativas para um casamento dos sonhos é um erro. Portanto, certifique-se de encarar a chuva, caso acontecer, como uma bênção para a sua união. Afinal de contas, é comum as pessoas falarem que a chuva é um sinônimo de limpeza, renovação e que pode ser algo positivo no casamento.

Evite o estresse, foque nas soluções e viva o casamento de forma intensa e inesquecível. 

Casar na Chuva e produzir fotos únicas!

Para nós, casar na chuva, é uma oportunidade de criar fotos e filmagem casamento únicas, pois os efeitos que a chuva provoca no cenário torna os registros muito mais especiais e, na verdade, isso varia com a criatividade da equipe e inclusive com o que o casal deseja captar.

É possível criar fotos que imitam cenas de filme populares ou até mesmo usar a criatividade a partir do uso de guarda-chuvas e de outros elementos que estão enfeitando o casamento para ter registros diferentes e que são tão bonitos quanto aqueles feitos em dias ensolarados.

Aliás, as fotos ficam muito mais lúdicas em dias de chuva, mas é preciso combinar essa possibilidade com a equipe de foto e filmagem de casamento para saber se os equipamentos que usam são ideais para ambientes úmidos evitando imprevistos que prejudicam os registros.

Converse com o fotógrafo de casamento e combine com ele a realização de cenas divertidas, românticas e lúdicas que ajudam a criar um conteúdo único e memorável do seu casamento.

Dizem por aí que “quem está na chuva é para se molhar”, não é mesmo? Então caso chover no seu casamento procure manter a calma e se concentrar nas soluções com o plano B para que o seu grande dia seja ainda mais especial e tenha todos os benefícios que citamos no texto.

Agende uma reunião com a nossa equipe

Aqui na History Produtora nós contamos com uma equipe composta por diversos cinegrafistas e fotógrafo casamento SP dispostos a entregar materiais que esbanjam amor e beleza.

Somos especialistas em diferentes estilos de vídeos e fotografia para casamento, inclusive trabalharmos com materiais de última geração que registram cada momento do seu grande dia de forma especial como os drones e a cobertura com realidade aumentada (AR).

Agende uma reunião com a nossa equipe e saiba mais detalhes sobre o nosso trabalho.

31 Ago 2021

Casar na Chuva: e se chover no seu Casamento?

Comentar
Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Twitter
Copiar URL

Tags

casar na chuva; chover no seu casamento; chuva no casamento; filmagem de casamento foto filmagem casamento foto vídeo casamento; fotografia para casamento; fotógrafo casamento SP fotografo de casamento

Quem viu também curtiu

28 de Set de 2023

VOTOS DO CASAMENTO: COMO PREPARAR?

22 de Nov de 2023

DICAS DE COMO INOVAR NA HORA DA GRAVATA E DO SAPATO

28 de Set de 2023

TRAJES PARA CASAMENTO: QUAL É IDEAL PARA CADA TIPO DE CERIMÔNIA?

Olá, deseja saber mais sobre os nossos pacotes? Nos chame no WhatsApp!
Logo do Whatsapp