16/06/2022 às 00:07

Como preparar seus votos de casamento!

213
6min de leitura

Um dos momentos mais especiais da cerimônia é quando ocorre a troca dos votos do casamento que por sinal pode ser feita a partir do voto tradicional ou o personalizado em que o casal compartilha as suas próprias promessas e declara o seu amor.


A troca dos votos do casamento é um dos momentos mais emocionantes da cerimônia onde o casal pode declarar o seu amor de forma poética, romântica, especial e até mesmo engraçada.


Contudo, o fato de os votos serem especiais e emocionantes não anula o fato de ser algo complexo. Afinal de contas, se tratam de promessas e declarações de amor que o casal faz um ao outro na cerimônia e que com certeza ficará em sua memória por um longo período.


Esses votos podem ser trocados de forma espontânea, mas na maioria das vezes a ansiedade e o nervosismo impossibilita o casal de expor os seus sentimentos por isso o mais recomendado é preparar os votos do casamento com antecedência.


Confira as nossas dicas no texto para preparar votos do casamento inesquecíveis.


Os tipos de Votos do Casamento


Os votos do casamento são essenciais para que a cerimônia aconteça, mas o que muitos casais não sabem é que existem dois tipos de votos que podem ser usados em seu grande dia.


Esses votos são chamados de “tradicionais” e “personalizados”, sendo que os tradicionais são aqueles que antigamente eram considerados essenciais para o casamento religioso e que se caracterizam como promessas que o casal faz um ao outro sob à ordem do religioso, como:


“Eu (nome do noivo ou da noiva) recebo a ti, (nome do noivo ou da noiva), como minha legítima esposa (ou meu legítimo marido). Prometo ser fiel, amar-te e respeitar-te. Na alegria e na tristeza, na saúde e na doença, na riqueza e na pobreza, por todos os dias da nossa vida”;


“Recebe esta aliança como sinal do meu amor e da minha fidelidade”;


Já os votos do casamento personalizados são as opções mais modernas em que os noivos podem expor as promessas por livre e espontânea vontade ao compartilhar o que sentem.


Essa é a opção mais comum nos dias atuais e que permite aos noivos ter uma liberdade maior sobre o que vão dizer durante a cerimônia e principalmente o que prometem um para o outro.



Mas como preparar os Votos do Casamento?


Definitivamente preparar os votos do casamento não é nada simples principalmente se os noivos têm uma certa dificuldade para expor os seus sentimentos através das palavras, mas se serve de consolo até mesmo as pessoas com o dom da palavra têm um bloqueio para criá-los.


Até porque se tratam de palavras que serão compartilhadas um para o outro, na frente de diversas pessoas e em um dos momentos mais especiais que o casal vivenciará juntos.


Contudo, isso não significa que preparar os votos do casamento é uma tarefa impossível, pois, na verdade, a sua complexidade vai tornar a criação ainda mais especial fazendo com que pensem profundamente no que deseja falar para a pessoa com que vão se casar.


Veja abaixo algumas dicas para ajudá-la a criar os votos do casamento inesquecíveis.


1. Escreva os votos com antecedência

Para evitar desconfortos quanto a falta de criatividade ou concentração para preparar os votos do casamento é importante que comece a escrevê-lo com o máximo de antecedência possível.


Não deixe para escrever os votos momentos antes da cerimônia. Pelo contrário, inicie o preparo quanto antes para que consiga expor os seus sentimentos sem se sentir pressionado e para que possa revisá-los com mais tranquilidade a fim de garantir que tudo esteja adequado.


Quanto mais cedo você começar a escrever, maior a chance de que cada palavra tenha um significado especial para vocês tornando a troca dos votos em algo memorável no casamento.


2. Seja autêntica, romântica e criativa

Por mais que existam diversos modelos de votos de casamento disponíveis nesse post e em outros locais da internet é importante que você se dedique a criar algo autêntico e criativo.


Entenda que os votos de casamento são fatores essenciais na cerimônia e que representam a pessoalidade do casal. É na troca dos votos que vocês declaram o seu amor, fazem promessas e afirmam o que desejam esse relacionamento por isso é importante que o voto seja baseado em vocês usando a sua história e trajetória de relacionamento como base.


Portanto, não tenha medo de expor os seus sentimentos. Seja criativa e use o romantismo para deixar o clima mais agradável e favorecer a cerimônia bem como a foto vídeo casamento.


3.Faça elogios e viaje no tempo

É importante que os votos transmitam o quanto você ama, admira e respeita o seu noivo (ou noiva) por isso é possível prepará-lo com base em sua própria história de relacionamento.


Tente viajar no tempo e lembrar como se conheceram, como surgiu a conexão entre vocês, quando perceberam que se amavam e todos os detalhes que sejam relevantes para demonstrar o seu amor e afirmar que deseja passar a sua vida ao lado de quem você ama.


Também é possível fazer alguns elogios durante os votos do casamento e inclusive usar do humor para descontrair deixando o momento mais natural – que, aliás, é uma forma de deixar a filmagem de casamento ainda mais pessoal, divertida, autêntica e memorável.

4. Tome cuidado com os Exageros


É importante que os votos do casamento sejam sinceros e não exagerados, inclusive isso serve não apenas para o excesso de histórias a serem compartilhadas ou os elogios citados durante a troca dos votos, mas também para o tamanho do voto que foi preparado.


Quanto maior for o seu voto, maiores as chances da pessoa se perder entre as informações e deixar o clima um pouco constrangedor. Por isso o indicado é ser breve, porém intenso.


Vale ressaltar que alguns cerimonialistas recomendam que os votos sejam do tamanho que dê para fazer com que o seu noivo (ou noiva) e os convidados compreendam qual é a sua intenção, as promessas que está fazendo e o que tem a oferecer no seu casamento.


5. Faça promessas reais

Entenda que os votos do casamento não são frases que precisam ser ditas para impactar os convidados e demonstrar que realmente está apaixonado pelo seu noivo ou noiva.


O voto, na verdade, é exclusivamente para vocês: noivos. Nesse caso, certifique-se de fazer promessas que realmente sejam da sua vontade cumprir. Faça afirmações verdadeiras e compartilhe palavras que tenham um significado importante para vocês.


Não crie o seu voto pensando em emocionar os convidados ou deixar a foto vídeo casamento mais interessante. Pelo contrário, esse é o momento de pensar apenas em vocês e de declarar o seu amor e intenção de uma autêntica e sincera – além de criativa.

Exemplos de Votos de Casamento 


Para ajudá-los nesse momento especial separamos alguns modelos de votos de casamento que podem ser usados como uma base para preparar o voto que irá compartilhar na cerimônia.


É importante que as palavras a seguir sejam apenas uma motivação para o seu processo de criação do voto de casamento, pois vale ressaltar que o mais importante na hora de trocar essas afirmações não são a forma como as palavras são colocadas ou se o português está correto, mas a sua pessoalidade ao se inspirar no que está sentindo ao viver esse momento.


“Neste dia te dou meu coração e a promessa de que andarei com você de mãos e coração atados aonde quer que a nossa jornada nos leve. Prometo amar e cuidar de você, e tentarei, de todas as maneiras, ser digno do seu amor. Mas, acima de tudo, prometo ser um amigo verdadeiro e leal. Juntos, para sempre. Eu te amo”;


Agende uma reunião com a nossa equipe


Aqui na History Produtora nós contamos com uma equipe composta por diversos cinegrafistas e fotógrafo casamento SP dispostos a entregar materiais que esbanjam amor e beleza.


Somos especialistas em diferentes estilos de vídeos e fotografia para casamento e trabalharmos com materiais de última geração, como os drones e a cobertura com realidade aumentada (AR), que registram cada momento do seu grande dia de forma especial.


Agende uma reunião com a nossa equipe e saiba mais detalhes sobre o nosso trabalho.

16 Jun 2022

Como preparar seus votos de casamento!

Comentar
Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Twitter
Copiar URL
Olá, deseja saber mais sobre os nossos pacotes? Nos chame no WhatsApp!
Logo do Whatsapp