22/11/2023 às 18:18

Como Escolher o Fotógrafo para o seu Casamento em 12 Perguntas!

249
9min de leitura

Você decidiu se casar, já tem seu amor, pensou no lugar, na comida, na música, nas roupas, nos convidados, contratou uma assessoria e... chegou a hora de escolher os profissionais que vão deixar tudo isso registradíssimo e eternizar o momento para sempre: E AGORA?

O que é importante na hora de escolher um fotógrafo ou uma empresa de fotografia? Como saber se aquele profissional tem a qualidade que você precisa com o orçamento que você tem disponível? Como eu encontro o melhor profissional? E se as fotos não ficarem como você sonhava? Quanto tempo antes você precisa escolher o fotógrafo? Preciso fechar o pacote completo?

São TANTAS dúvidas na hora de escolher esse fornecedor que é extremamente importante, não é?

Por isso, hoje vamos responder em 12 perguntas: COMO ESCOLHER SEU FOTÓGRAFO PARA O CASAMENTO.

E sem mais introduções, vamos para a primeira pergunta:

Espaço Quinta da Cantareira - São Paulo/SP

1. Onde encontrar os fornecedores (fotógrafos, empresas de fotografia e filmagem, cinegrafistas, etc) para seu casamento?

Se você começou a planejar seu casamento (ou pelo menos a sonhar com ele) já se deparou com alguns sites de casamento, certo? Nesses sites tem listas de fornecedores (vários), mas a nossa dica vai muito além de ver a "Lista dos Melhores Fotógrafos de Casamento" exibida por ali, e sabe por quê? Bom, muitas vezes os sites sobrevivem com anúncios, e, os primeiros lugares são empresas que pagaram mais para estar ali. Então, não deixe de conferir outras dicas até o fim desse post!

Outras formas de encontrar fornecedores são:

  • Pesquisa pelo Google - e claro, são muitas opções, por isso garanta esse passo a passo aqui para verificar as empresas que te chamam atenção;
  • Redes Sociais - uma boa maneira de entender um pouco mais sobre as empresas e fotógrafos, principalmente o Instagram.
  • Indicação - essa é uma ótima maneira de obter média de valores e de qualidade, pergunte para quem você conhece que acabou de casar!
  • Parcerias com os locais/assessoras/outros fornecedores - muitas vezes ao encontrar um local, ou uma assessora, você já recebe indicações dos parceiros, e vale a pena olhar com carinho para as indicações (lembre que a própria assessora e local já fizeram uma curadoria antes da parceria).

De qualquer forma, antes de escolher, confira as próximas perguntas e respostas nesse post pra GARANTIR que essa é a melhor escolha PARA VOCÊ.

2. O profissional tem experiência em casamentos?

Essa é uma pergunta importantíssima!

Cerimônias e festas de casamento tem momentos e ritos muito parecidos, e, se o fotógrafo tem experiência com tudo isso, o que vai mudar é essencialmente a historia do casal.

Ou seja, entender sobre casamento e saber como funciona, os passos da cerimônia e etc, deixa a equipe fotográfica, ou o profissional solo um passo a frente para se programar e também para ter muito mais atenção com a essência do casal, sem ter que aprender tudo de uma vez.

Essa pode ser a diferença entre uma fotografia incrível, ou aquele ângulo especial que você não esperava, e claro, não perder momentos chaves que do casamento que você vai querer registrado.

Mas, só a experiência não é tudo... como pode revelar a nossa próxima pergunta:

3. Existe um portfólio? Impresso e online?

ATENÇÃO! Fotografia de casamento vai muito além do FEED do Instagram!!!

O casamento tem muitos momentos, desde Pré-Wedding, Making Of da Noiva e do Noivo, Retratos da Noiva, Cerimônia, Fotos protocolares (aquelas posadas, de moda, ensaios do casal, ensaio com pessoas importantes, etc), Fotos da Festa, Fotografia de Produto (buquê, detalhes, o local), Fotografia de Comida e Decoração, etc, etc, etc... Ou seja, toda uma historia completa através das fotos.

Quando você olha uma foto bonita, um só momento, no instagram, não dá pra ver tudo isso, certo? É importante se espelhar não só nas fotografias do feed do instagram, mas ter acesso ao portfolio de um casamento (de um casal) e olhar todas as fotos para saber se existe uma constância, uma narrativa e um estilo do início ao fim. Isso evita que você tenha surpresas desagradáveis na hora de receber as suas próprias fotos.

A empresa ou fotógrafo tem o Portfolio Digital? Opa! Ponto positivo! Impresso? Melhor ainda (já dá pra ver até a qualidade da fotografia impressa)!

Então, depois desses pontos, o que mais você precisa saber?

4. Quantos casamentos/eventos esse profissional fotografa por dia?

Esses profissionais vão ter exclusividade e autenticidade com seu dia especial? Vão estar bem dispostos? Chegar no momento certo, sem atrasos? Estar descansados, com o olhar atento e com disponibilidade? Nós, como produtora, por exemplo, garantimos que os fotógrafos que te acompanham desde o primeiro momento (Pré-Wedding e Ensaios) estarão focados no seu dia e apenas para ele.

Se a empresa não possui fotógrafos o bastante para fazer mais de um casamento por dia sem perder a exclusividade, ou, se o fotógrafo solo tiver mais de um casamento naquele mesmo dia, pode ser um fator importante de decisão.

E isso leva a próxima pergunta...

5. O profissional trabalha sozinho ou fotografa com uma equipe?

Essa pergunta é importante para saber como é o trabalho da empresa.

Não existe certo ou errado, tem fotógrafos excelentes que trabalham sozinho, com fotojornalismo ou até outro estilo, e outros que trabalham, como nós, em equipe.

O que difere?

Quando existe uma equipe é mais fácil captar a historia completa e os diversos momentos e detalhes que acontecem durante todo o período do casamento. ë como qualquer trabalho, certo? Sozinho é mais difícil (mas não impossível) entregar uma história rica em detalhes.

Uma equipe bem capacitada e treinada entrega uma historia mais rica, vários ângulos do mesmo momento, por exemplo. Isso é visível no álbum de casamento.

Mas ter uma equipe não é sinônimo de BOA equipe, o que nos deixa com a próxima questão...

6. A Equipe é formada por freelancers/desconhecidos ou fotografa os casamentos sempre junta?

A antiga pergunta refletia sobre o número de fotógrafos, certo? Outra questão importante é se a equipe da empresa é formada por freelances ou por fotógrafos contratados que trabalham sempre juntos.

Uma equipe montada e fixa tem mais conexão e experiência, mais comunicação e didática na fotografia.

É realmente como qualquer outro trabalho, uma equipe que se conhece e se dá bem, se completa, se ajuda, e isso não só reflete na suas fotos como no seu dia. Vale perguntar para a empresa sobre essa questão e se certificar que seus fotógrafos vão trabalhar de forma conjunta, não é?

Bom, isso decidido, temos mais algumas perguntas sobre AS FOTOS...

7. As fotografias entregues (digitalmente e no albúm) tem curadoria? Passam por tratamento/edição?

Evite surpresas depois. se o fotografo não diz nada, como você vai saber?

As perguntas que você pode fazer para o profissional são: existe uma curadoria? Um tratamento de imagem? Um estilo de edição? Você pode escolher ou a empresa decide? Tem uma equipe só pra essa produção? Essa edição demora muito?

E por que isso importa?

Já imaginou se por acaso no seu dia chove muito? Ou a iluminação fica cinzenta? Muito escura? Por mais que os fotógrafos e os equipamentos sejam de qualidade, para ter uma foto com um efeito ESPETACULAR, a edição é fundamental.

Nós, por exemplo, não entregamos nenhum material sem tratamento. O tratamento faz parte da estética de trabalho. Nossa inspiração para fotografar é diretamente relacionada com as cores, a arte e o padrão de qualidade.

Produção, edição e tratamento é qualidade e identidade visual de uma empresa fotográfica/fotógrafo e é visível nos portfólios, então não deixe de observar e perguntar sobre isso. Você merece muita qualidade e atenção com seu momento.

E ok, fotos captadas, editadas... quando você vai poder receber? Essa é a próxima pergunta...

8. Qual o prazo de entrega para as fotos?

Pergunta essencial e muito importante quando sabemos que nossas expectativas e curiosidade vão estar enormes, não é?

Pra não morrer de ansiedade pergunte sobre os prazos, e se eles são diferentes para fotos digitais e para o álbum de fotografia impresso (que normalmente demora mais por causa da produção).

Além de anotar tudo o que te passarem, confirme sempre nas avaliações dessa empresa ou desse fotografo se é costume entregar tudo no prazo certinho como foi combinado. A experiência de outros casais pode ajudar muito nesse caso!

Avaliações, no geral, são uma ótima maneira de entender como uma empresa trabalha na realidade (não só na hora da venda!).

E imagina que você recebeu suas fotos, lindas, mas você queria uma foto que tirou com a sua prima, mas na hora que foi pedir para a empresa, ela não tinha mais os arquivos...


9. Como é guardado os arquivos das imagens após o casamento até a data entrega do material?

Antigamente as fotos ficavam em um filme, certo? E os profissionais tinham que tomar muito cuidado com os filmes para conseguir revelar.

Mas hoje é tudo eletrônico, como funciona o cuidado com as imagens que foram produzidas no seu grande dia?

Nesse tópico é importante perguntar para o profissional coisas como: há um sistema de segurança para guardar os arquivos digitais? São feitas cópias? Quantas? Quanto tempo após o casamento eles mantém as fotos originais?

Uma empresa de qualidade tem sempre cópias dos arquivos e um armazenamento potente, seja na nuvem, em um HD externo ou em ambos. Acredite, se antigamente a preocupação era em não perder o filme, hoje em dia é imprescindível aquela cópia extra, certo?

E pra finalmente decidir de vez sua cobertura fotográfica, faltam apenas 3 coisinhas...

10. Quais as opções para filmagem e fotografia? Elas atendem o tamanho do meu evento/casamento?

Saber as opções que você tem na hora de contratar uma cobertura fotográfica é, além de garantir a melhor qualidade, conseguir personalizar o seu dia da forma que você precisa. E cada casal tem uma necessidade, certo?

Então, quantos fotógrafos e cinegrafistas você pode contratar? Para x convidados é necessário quantas câmeras? A empresa possui filmagem com drone? E o drone combina com o espaço que eu tenho? Nas opções tem Pré-Wedding? Ele é necessário? (Já dá uma conferida no aqui nesse post - Pré-Wedding, preciso fazer? Por que? - pra tirar suas dúvidas desse item). Existe Making ok? SameDay Edit? Quantas fotos digitais você vai receber?

Saber os pacotes, e, os itens disponíveis em cada empresa pode fazer toda a diferença no resultado final. E se você vai eternizar o seu sonho, ele merece a melhor e mais personalizada opcão, não é?

A única questão de garantir todos os detalhes é o valor...

11. Quanto custa essa empresa de fotografia? O valor está de acordo com o que eles oferecem? O valor cabe no seu orçamento?

Casamento não é barato, é o que sempre te dizem, né? Sim, quando você lida com muitos fornecedores e com uma qualidade de serviço e entrega, você tem um custo. Mas o sonho e realidade de cada pessoa tem valores diferentes.

O que realmente importa na hora de contratar de vez um profissional é: o valor que ele cobra condiz com o trabalho dele? Existe flexibilidade de orçamento? De formas de pagamento? Você consegue incluir no planejamento do seu sonho este profissional, dessa forma?

Lembre-se sempre que os profissionais podem ter valores diversos, pacotes diferentes e entregas e qualidade também diferentes, então um atendimento humanizado, que converse e explique todas as opções e ainda, que te ofereça possibilidades de contratação pode fazer muita diferença!

É importante não confundir, nesse tópico, preço com valor, certo? Reflita com calma sobre todos as perguntas e tudo que é importante pra realizar seu sonho e eternizar isso da melhor forma.

Mas o valor só pode ser discutido se, e somente SE você gostar da empresa, então...

A última pergunta é, na nossa humilde opinião, a mais importante de todas.

12. Você gostou do estilo e dos profissionais? Conversou com eles?

A escolha da sua cobertura fotográfica é uma questão de amor. De se apaixonar pela fotografia e pelo estilo da empresa.

Use o Instagram como uma porta de entrada, veja o site e os casamentos completos, converse com os profissionais, e lembre sempre de averiguar mais fotos e avaliações da mesma empresa.

Se a empresa tiver um atendimento presencial, aproveite pra ir e ver fotos presencialmente, sentir o ambiente, conhecer melhor e decidir por completo pela fotografia e filmagem que vão fazer do seu sonho e grande dia, eternos.


22 Nov 2023

Como Escolher o Fotógrafo para o seu Casamento em 12 Perguntas!

Comentar
Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Twitter
Copiar URL

Tags

Casamento escolher fotografo de casamento filmagem de casamento filme de casamento foto de casamento foto filmagem casamento foto vídeo casamento fotografia para casamento fotógrafo casamento SP fotografo de casamento fotografia para casamento filmagem de casamento foto vídeo casamento foto filmagem casamento fotógrafo casamento SP filme de casamento Casamento Foto de casamento

Quem viu também curtiu

28 de Set de 2023

VOTOS DO CASAMENTO: COMO PREPARAR?

22 de Nov de 2023

DICAS DE COMO INOVAR NA HORA DA GRAVATA E DO SAPATO

28 de Set de 2023

TRAJES PARA CASAMENTO: QUAL É IDEAL PARA CADA TIPO DE CERIMÔNIA?

Olá, deseja saber mais sobre os nossos pacotes? Nos chame no WhatsApp!
Logo do Whatsapp