28/09/2023 às 18:41

AFINAL, EXISTE UMA QUANTIDADE DE PAJENS E DAMINHAS NO CASAMENTO?

9977
5min de leitura

Organizar um casamento demanda uma série de decisões inclusive em relação a quantidade de pajens e daminhas que participarão da cerimônia.

Graciosos e espontâneos, os pajens e daminhas costumam roubar a cena durante a cerimônia de casamento, mais precisamente no momento em que cumprem a sua função de levar a aliança para os noivos garantindo que o momento mais aguardado da cerimônia (a troca de alianças) aconteça.

No entanto, para que tudo saía como o planejado é importante que os noivos tenham cuidado no momento de escolher os pajens e daminhas para que a cerimônia não fique muito extensa ou confusa.

Está em dúvidas sobre como escolher os pajens e daminhas? Continue lendo o post.

O que diz a tradição sobre os Pajens e Daminhas

Existem relatos de que na Idade Média o cortejo de daminhas e pajens vestia as suas melhoras roupas e tinham uma função um quanto diferente daquela que conhecemos como “tradicional”. De acordo com os historiadores, o cortejo se reunia com intuito de caminhar pelo vilarejo anunciando o casamento e não simplesmente levar as alianças para os noivos até o altar.  

Não sabemos se isso de fato ocorreu, mas essa é uma história que faz sentido, pois a função atual dos pajens e daminhas não foge muito da ideia de anunciar o novo casal para as pessoas. A diferença é que esse anúncio atualmente é feito por meio da entrega das alianças, flores e assim em diante.

No caso, cabe ao pajem levar as alianças para o padre, pastor ou cerimonialistas, enquanto a daminha o acompanha com um buquê semelhante ao da noiva ou inclusive com placas e pétalas de rosa.

Novas funções para os Pajens e Daminhas 

Nos últimos anos alguns casais tem preferido inovar em sua cerimônia e festa de casamento como forma de fugir do comum e garantir mais personalidade para o seu grande dia. Com isso, em alguns casamentos os pajens e daminhas ganham outras funções conforme a preferencia dos noivos.

É claro que a entrega das alianças aos noivos continua sendo uma opção para os casais que preferem cerimônias mais tradicionais e românticas, mas caso desejam fugir do óbvio é possível:

  • levar uma placa anunciando a chegada da noiva;

  • jogar pétalas de rosa para a entrada dos noivos;

  • segurar o véu ou buquê da noiva;

  • entregar as lágrimas de alegria aos convidados;

  • assoprar bolas de sabão na saída dos noivos;

  • soltar balões de coração na saída dos noivos;

  • levar uma placa “enfim casados”.

Essas “novas” funções ficam incríveis no andamento da cerimônia. Aliás, é possível fazer foto filmagem casamento únicas por conta dos efeitos que essas funções causam principalmente ao jogar pétalas de rosa pelo trajeto da cerimônia – inclusive é possível fazer filmagem para casamento personalizada enriquecendo as memórias do grande dia.

A escolha dos Pajens e Daminhas do Casamento

Para muitos casais o processo de escolha dos pajens e daminhas do casamento é algo complicado por não saberem exatamente quem escolher para realizar esse importante papel em seu casamento.

O ideal, de certo modo, é escolher crianças que tenham um grau de intimidade com o casal, pois isso permite deixar a criança mais a vontade com a sua função e evita que ela os deixem na mão ao desistir de participar do casamento de última hora por vergonha, medo ou outros imprevistos.

Nesse caso, a nossa dica é vocês escolherem as crianças do seu ciclo intimo, como os irmãos, filhos de amigos, sobrinhos ou primos que consigam ter uma percepção de que esse é um momento especial para vocês e que seria ainda mais interessante contar com a ajuda deles.

Vale ressaltar que não existe uma idade mínima ou máxima para os pajens ou daminhas. Inclusive, existem daminhas de honra adultas, também conhecidas como demoiselles. Portanto, essa escolha é muito pessoal e depende do que vocês, noivos, desejam ter em sua cerimônia de casamento.

Caso optem pelo tradicional, isto é, convidar pajens e daminhas crianças, procure escolher as que já tenham uma certa noção sobre o que estão fazendo para evitar que fiquem travadas e/ou tímidas.

Afinal de contas, ela participará de um evento em que várias pessoas irão observá-la e isso naturalmente pode provocar um certo desconforto – principalmente para as crianças mais pequenas.

A quantidade ideal de Pajens e Daminhas do Casamento 

Não existe um limite quanto a quantidade de pajens e daminhas que irão participar da cerimônia do casamento, porém é preciso ter cautela quanto a isso, pois o exagero pode tornar a cerimônia cansativa e muito extensa tanto para vocês, noivos, como aos convidados.

Além disso, ter muitas crianças no cortejo do casamento pode prejudicar o andamento da cerimônia tendo em vista que elas ficam agitadas, ansiosas e cansadas, e o processo de foto vídeo casamento acaba ficando extenso pelo fato da equipe ter que fazer o registro de cada daninha e pajem.

O ideal nesse caso é ter o bom senso. Ou seja, tente escolher a quantidade de acordo com a o espaço em que a cerimônia acontecerá e com o tempo proposto para que essa parte do casamento aconteça, assim vocês podem encaixar o cortejo dos pajens e daminhas com tranquilidade e sem riscos.

Dicas para escolher os Pajens e Daminhas do Casamento 

O ideal no processo de escolha dos pajens e daminhas é seguir o seu coração, como também o estilo de cerimônia que desejam ter e isso serve tanto para as crianças que serão escolhidas para fazer o seu cortejo, como também a quantidade delas. Além disso, é preciso considerar alguns fatos, como:

 • Se atente a idade, pois as crianças pequenas podem ficar com vergonha e travar;

  • Uma boa faixa de idade é entre os 5 e 12 anos, pois a criança já tem uma desenvoltura maior. 

  • Escolha crianças que tenham uma boa intimidade com os noivos para evitar desconfortos; 

  • Seja coerente quanto a quantidade, evite exageros para não deixar a cerimônia pesada;

  • Defina a quantidade de pajens e daminhas conforme a função escolhida dando sentindo a sua presença; 

  • Na dúvida opte por um casal de pajem e daminhas, sem exageros;

O processo de escolha dos pajens e daminhas, conforme falamos ao longo do texto, deve se basear no que vocês, noivos, desejam ter em sua cerimônia de casamento, como o estilo de cerimônia, personalidade e outros), além dos efeitos que espera alcançar na fotografia para casamento.

Nesse caso, escolha com cuidado e atenção para tornar esse momento especial e inesquecível não apenas para vocês, mas para todos os convidados e envolvidos com a cerimônia do seu casamento.

Agora nos conte, quantos pajens e daminhas pretendem ter em seu casamento? Comente.

Agende uma reunião com a nossa equipe

Aqui na History Produtora nós contamos com uma equipe composta por diversos cinegrafistas e fotógrafo de casamento SP dispostos a entregar materiais que esbanjam amor e beleza.

Somos uma equipe de fotógrafo de casamento especialista em diferentes estilos de vídeos e fotografia, inclusive trabalhamos com materiais de última geração que registram cada momento do seu grande dia de forma especial como os drones e a cobertura com realidade aumentada (AR).

Agende uma reunião com a nossa equipe e saiba mais detalhes sobre o nosso trabalho.

28 Set 2023

AFINAL, EXISTE UMA QUANTIDADE DE PAJENS E DAMINHAS NO CASAMENTO?

Comentar
Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Twitter
Copiar URL

Tags

filmagem de casamento foto filmagem casamento foto vídeo casamento fotografia para casamento fotógrafo casamento SP fotografo de casamento pajens e daminhas pajens e daminhas no casamento quantidade de pajens e daminhas no casamento

Quem viu também curtiu

28 de Set de 2023

VOTOS DO CASAMENTO: COMO PREPARAR?

22 de Nov de 2023

DICAS DE COMO INOVAR NA HORA DA GRAVATA E DO SAPATO

28 de Set de 2023

TRAJES PARA CASAMENTO: QUAL É IDEAL PARA CADA TIPO DE CERIMÔNIA?

Olá, deseja saber mais sobre os nossos pacotes? Nos chame no WhatsApp!
Logo do Whatsapp