08/12/2020 às 23:42

Como evitar o Estresse antes do Casamento

123
7min de leitura

Preparar o casamento dos sonhos demanda muito trabalho, o que pode deixar muitos casais ansiosos e estressados com as decisões que precisam tomar. Mas, com algumas iniciativas simples é possível evitar o estresse antes do casamento e curtir cada etapa da preparação para o seu grande dia. 

Quanto mais perto do grande dia é inevitável que os noivos fiquem com os nervos à flor da pele, mas para evitar o estresse antes do casamento é preciso refletir sobre a importância desse momento, afinal de contas, vocês estão prestes a oficializar a sua união.

Nós sempre falamos por aqui que organização do casamento é um período que exige muita paciência e empenho dos noivos, o que consequentemente pode deixá-los sobrecarregados e fazer com que desenvolvam uma certa ansiedade – que de certo modo é algo natural.

Porém, é preciso mediar essa ansiedade para que ela não transforme esses momentos especiais em algo estressante que os impeça de curtir cada detalhe até chegar o grande dia.

Então vamos evitar o estresse antes do casamento? Saiba como fazer isso no texto abaixo.

Estresse antes do Casamento, é possível evitar?

Infelizmente o estresse antes do casamento é normal, porém não estamos falando do estresse excessivo e sim daquela sensação de ansiedade misturada com nervosismo e expectativa.

Os especialistas chamam essa mistura de sensações como um “estresse crônico”, mas para que ele não sobrecarregue a sua mente e prejudique as suas atitudes é preciso se atentar aos gatilhos que transformam o que era para ser prazeroso e divertido em algo desesperador.

Por exemplo, um dos gatilhos mais comuns é a vontade de que tudo saía como o planejado, pois o casal passou meses organizando o seu grande dia e deseja que tudo seja perfeito.

Esse tipo de pensamento e expectativa transforma negativamente os momentos que antecedem o casamento. Com isso, o seu corpo passa a liberar adrenalina deixando-os aflitos, ansiosos, cansados e impossibilitados de curtir esse momento especial em sua relação.

Mas, como falamos antes, é possível evitar o estresse antes do casamento e para isso será necessário controlar os seus sentimentos com atenção para manter o foco e controle. 

Dicas para evitar o estresse antes do casamento

Calma, nós não falamos apenas que o casal precisa respirar, ficar calmo e mediar os seus pensamentos para evitar o estresse antes do casamento, pois nem sempre isso basta.

É claro que esses fatores são essenciais nesse processo, porém para evitar essa sensação de estresse e ansiedade intensa é preciso ir muito além. Por exemplo, é necessário organizar as suas tarefas, delegar funções se necessário e ocupar a mente com coisas que te fazem bem.

Para ajudá-los ainda mais nessa tarefa de manter a calma antes do casamento separamos algumas dicas que podem tornar esse momento ainda mais especial e agradável.

  1. Não deixe tudo para a última hora

Deixar processos importantes para serem realizados a poucos dias ou semanas do casamento é um erro que vai te custar noites sem dormir, estresse excessivo, angústia e nervosismo.

É preciso ser uma pessoa organizada principalmente no que diz respeito ao planejamento do casamento, pois todos os processos que envolvem a cerimônia e festa do grande dia são importantes e ao serem menosprezadas podem prejudicar até mesmo o seu orçamento.

Por exemplo, não deixe para escolher a equipe de foto vídeo casamento a poucas semanas do grande dia, pois é arriscado não encontrar profissionais disponíveis para a data que precisa.

Além disso, quanto mais cedo encontrarem os profissionais de foto filmagem casamento, maior a chance de vocês se conectarem com a equipe facilitando a realização dos registros – aliás, saiba mais sobre como encontrar o fotógrafo de casamento ideal neste post

  2. Aprenda a delegar algumas tarefas do pré-casamento

Vocês não precisam estar à frente de todos os processos que envolvem a organização do seu grande dia. Nesse caso, permitam que outras pessoas assumam algumas responsabilidades.

Entendam que vocês podem dividir algumas tarefas, mas para que não fiquem sobrecarregados é possível contar com a ajuda de outras pessoas como, por exemplo, os padrinhos e madrinhas do casamento ou amigos e familiares próximos.

Além disso, também é possível optar pela contratação de profissionais responsáveis pela assessoria do seu casamento cujo serviço é feito por profissionais especialistas no planejamento e organização de cerimônias e festas de casamento.

A assessoria vai ajudá-los a conferir todos os processos de organização do seu grande dia e ainda driblar imprevistos que possam gerar prejuízos e muito mais estresse para vocês.

  3. Mantenha hábitos saudáveis

Manter hábitos saudáveis também vai ajudar o casal a diminuir a sua ansiedade e consequentemente evitar o estresse, pois na medida que você nutre o seu organismo com fatores que potencializam o seu funcionamento é natural que tudo ocorra conforme o desejado.

O ideal é vocês controlarem a sua alimentação priorizando refeições equilibradas e a base de alimentos saudáveis que promovam o equilíbrio de alguns hormônios, mais precisamente o quarteto da felicidade formado pela endorfina, dopamina, serotonina e ocitocina.

Mas, além da alimentação também será necessário incluir outros hábitos saudáveis na sua rotina como, por exemplo, a prática regular de atividades físicas que é um hábito essencial para manter a boa forma, evitar doenças e principalmente livrar a mente do estresse.

O mesmo acontece com a realização diária da meditação que é basicamente um dos hábitos mais eficientes quando o objetivo é diminuir o nível de estresse diário.

  4. Permita-se tirar alguns dias para relaxar

Nós temos a certeza que desde o dia em que vocês começaram a planejar e organizar o casamento dificilmente se permitiram tirar um final de semana para relaxar.

Com isso, é mais que comum os casais que estão prestes a dizer “sim” viverem os seus dias em função do casamento para que o grande dia saía conforme o planejado. Portanto, se vocês têm o hábito de fazer isso é essencial parar e se permitir ter alguns dias de folga.

Separem um final de semana para relaxar, curtir e, pelo menos por algumas horas, esquecer dos preparativos para o casamento. Foque em livrar-se do estresse e ter dias mais calmos.

Aliás, vocês podem separar um final de semana para fazer uma viagem à dois e aproveitar para fazer um ensaio de pré-wedding com a equipe de fotografia e filmagem de casamento que contrataram – saiba mais sobre os estilos de ensaio fotográfico para casamento.

  5. Conversem. Tentem cuidar um do outro

É importante que durante essa fase vocês estejam mais próximos do que nunca de modo a respeitar a vontade de ambos. Para isso é essencial que conversem e cuidem um do outro.

Sejam sinceros sobre aquilo que possa estar incomodando, o que desejam mudar e falem abertamente o que estão sentindo com esse processo de organização do casamento.

Lembre-se que durante toda a organização o mais importante é que se mantenham unidos, felizes e cientes do real motivo para desejarem ter uma cerimônia e festa de casamento.

Cuidem um do outro, livrem-se da tensão e mantenham-se felizes durante esse período, pois definitivamente são momentos que não poderão ser vividos novamente – ao menos fisicamente, pois através das fotografias para casamento vocês podem relembrar o grande dia.

6. Ei, acalmem a mente, parem de procurar referências

Uma das coisas mais comuns que as noivas fazem é procurar referências em sites e redes sociais como o Pinterest e Instagram para explorar em sua cerimônia e festa de casamento.

A busca por referências se torna um vício e quando menos percebem continuam procurando por inspirações mesmo com os processos do seu casamento já definidos. Com isso, começam a se sentir ansiosas e pensam em milhares de novas possibilidades para o seu grande dia.

Nós entendemos que é bacana procurar por outros casamentos para ter uma ideia de como será o seu grande dia, mas não fique alimentando a sua mente após ter os processos concluídos, pois isso gera muita frustração, angústia e principalmente ansiedade.

Foque naquilo que vocês organizaram e assim poderão ter o casamento dos sonhos.

Segura o Estresse, casal!

Nós sabemos que manter as emoções controladas nesse momento não é das tarefas mais fáceis de se fazer, mas para o bem da sua saúde emocional é essencial mudar alguns comportamentos que estimulam a ansiedade, o nervosismo e outros sentimentos prejudiciais.

Não deixe que esses sentimentos ruins tomem o controle da situação levando vocês ao limite, o que consequentemente vai atrapalhar o momento especial que estão vivendo. Portanto, respirem, mantenham uma rotina equilibrada e sigam as dicas que compartilhamos no post.

Mas, agora nos contém, além das estratégias que citamos acima, vocês têm alguma outra que está ajudando a aliviar ou evitar o estresse antes do casamento? Comente!

Agende uma reunião com a nossa equipe

Aqui na History Produtora nós contamos com uma equipe composta por diversos cinegrafistas e fotógrafo de casamento SP dispostos a entregar materiais que esbanjam amor e beleza.

Somos especialistas em diferentes estilos de vídeos e fotografia de casamento, inclusive trabalharmos com materiais de última geração que registram cada momento do seu grande dia de forma especial como os drones e a cobertura com realidade aumentada (AR).

Agende uma reunião com a nossa equipe e saiba mais detalhes sobre o nosso trabalho.


08 Dez 2020

Como evitar o Estresse antes do Casamento

Comentar
Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Twitter
Copiar URL

Tags

fotógrafo de casamento estresse antes do casamento evitar o estresse antes do casamento filmagem de casamento foto filmagem casamento foto vídeo casamento fotografia para casamento fotógrafo casamento SP

Quem viu também curtiu

31 de Ago de 2021

Casamento na Praia: o que é preciso para ter o grande dia dos sonhos

03 de Fev de 2021

Adiamento do casamento pelo Covid-19: como controlar a ansiedade?

11 de Fev de 2021

Trajes para casamento: qual é ideal para cada tipo de cerimônia?